Mensagem do Superior Provincial aos Leigos Saletinos – 10 de setembro

Mensagem do Superior Provincial aos Leigos Saletinos – 10 de setembro

0

Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette nos 170 anos da Aparição da Bela Senhora
19.09.1846 – 19.09.2016

PROVÍNCIA IMACULADA CONCEIÇÃO – BRASIL

Salette, Mãe da Misericórdia!
Leigo Saletino, homem misericordioso!
Leiga saletina, mulher misericordiosa!

Queridos Irmãos e Irmãs de Caminhada!

A Igreja Católica no Brasil instituiu o Dia do Leigo, na celebração Litúrgica de Cristo Rei. Nesse dia agradecemos a Deus essa presença tão significativa em nossas comunidades.

A Vida Religiosa Consagrada está em comunhão com essa iniciativa e é reconhecedora da grande importância que tem o Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB). E, no seu caminhar, as Congregações Religiosas, perceberam quão numerosos são os leig@s que vivem próximos aos seus carismas, conhecendo a sua história, seus fundadores, suas obras e sua espiritualidade.

Dessa forma, muitas Congregações Religiosas tomaram a iniciativa de convidar esses leigos, para se aproximarem de nossas vidas e, assumindo seu estado laical e sua consagração batismal, abraçassem conosco nosso carisma, a partir de um programa de formação e ação.

Enquanto Saletinos, há treze anos iniciamos esse “movimento”. Evidente que a proximidade com os leig@s em nossa missão, acontece há muito mais tempo, de tal maneira que podemos afirmar que temos em nossas obras, leig@s que, embora não tenham feito as etapas formativas, são tão saletinos quanto os que são oficialmente acolhidos no movimento.

Esse caminhar tem sido um aprendizado constante. Uma das iniciativas boas, foi a de instituir o dia 10 de setembro como DIA D@ LEIG@ SALETIN@.

Nesse ano tão significativo para nós Saletinos, ao celebrarmos o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia e o Jubileu dos 170 anos da Aparição de Nossa Senhora da Salette, o que dizer a cada leig@ saletin@?

A resposta vem da Mãe e do Filho: de Jesus e de Maria. A resposta vem da Igreja, nas palavras do Papa Francisco.

O que Jesus mais quis, foi que todos, com a religião ou sem ela, fossem mais humanos, solidários, fraternos, justos, amorosos e misericordiosos.
Para Jesus não bastava ser bom. Tinha que ser misericordioso. Só assim seria plenamente humano.
A forma como Jesus expressava a misericórdia de Deus é ser ele mesmo misericordioso, coerente como aconselhava aos outros: “sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”.

O Papa Francisco nos diz que a qualidade principal de Deus, é a misericórdia. E explica o sentido etimológico da misericórdia: miseris cor dare: “dar o coração aos míseros”, aos que padecem.
Em hebraico, misericórdia significa também ter entranhas de mãe e sentir em profundidade, lá dentro do coração. O Salmo 103 é nisso exemplar ao afirmar que “Deus tem compaixão, é clemente e rico em misericórdia; não está sempre acusando nem guarda rancor para sempre…porque como um pai, sente compaixão pelos seus filhos, porque conhece a nossa natureza e se lembra de que somos pó; sua misericórdia é desde sempre e para sempre”. Haverá palavras mais consoladoras que estas para os tempos nos quais vivemos?

Maria de Nazaré ao aparecer em La Salette, se revela cheia de compaixão, de ternura, e preocupação com os que sofrem. Ela se identifica com os pobres. Veste-se como uma camponesa. Naquele momento, ela dá seu coração aos míseros – expressados nas duas crianças pobres da região. Se nessa Aparição atribuímos a Maria o título de Reconciliadora, também podemos afirmar que nesse fato, ela demonstra o seu coração misericordioso.

Portanto, queridos Leig@s Saletin@s, neste dia dedicado a vocês, em nome de todos os Religiosos que formam a Província da Imaculada Conceição, queremos manifestar nossa gratidão por compartilharem conosco o nosso Carisma.

Às três leigas – Vilmari, Auxiliadora e Fabiana – que vão participar do Encontro Internacional dos Leigos Saletinos na França, desejamos que seja um tempo de Graça e sabedoria. Levem, em nome de toda a Província, nosso abraço a todos os que lá estiverem.

De todas as regiões do Brasil, onde quer que se encontre um Leig@ Saletino: nas grandes cidades, no interior ou na zona rural – recebam da Província da Imaculada Conceição, o nosso abraço, nossa prece e gratidão.

Curitiba-PR 10 de setembro de 2016

 

 

Pe Edegard Silva Junior, MS.
Provincial dos Saletinos no Brasil

Envie sua Mensagem