Dia da Vocação Saletina 2016: Com Misericórdia nos chamou

Dia da Vocação Saletina 2016: Com Misericórdia nos chamou

0

 

3e1b13ed5e0b5340a5136d8da8daa9be_L

Curitiba, 29 de agosto de 2016

 

 

Estimados irmãos,

 

Graça, Paz e Reconciliação!

 

No próximo Domingo, dia 04 de setembro, celebraremos o Dia da Vocação Saletina. Iluminados pelo tema “Com Misericórdia nos Chamou”, somos convidados a rezar a nossa vocação a partir do misericordioso chamado de Deus que ecoou em nossos corações e nos fez dar uma resposta na Família Saletina.

            Penso que celebrar este dia motivados pelo Jubileu Extraordinário da Misericórdia, tem muito a ver com a nossa Seletinidade. Pois, a Reconciliação que somos chamados a viver e celebrar como carisma, só encontra sentido em nós, quando nos deixamos mover pela ternura de Deus que é a Misericórdia. Ela “é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro.  É a lei fundamental que mora em nossos corações fazendo-nos olhar com ternura os irmãos que encontra no caminho da vida.  É o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado (cf. MV, 2).

            Outra pertinência em celebrar o Dia da Vocação Saletina na atmosfera deste Ano Santo, está no fato de que ele nos ajuda a reconhecer que o chamado de Deus é um ato de amor e misericórdia para conosco. Por isso, a centralidade deste dia, não está na nossa resposta, mas no amor misericordioso de Deus que nos olhou, e nos chamou à sua misericórdia: “Miserando atque eligendo” (Com misericórdia nos elegeu).

            Além das motivações do Ano Jubilar, outra alegria que nos motiva a celebrar este dia, é o fato de que com ele, iniciaremos os festejos do mês da Salette. Será uma forma de começar a celebração com intensidade dos 170 anos da Aparição da Virgem Mãe da Salette.  E de nos deixarmos tocar por suas lágrimas que nos revelam a Misericórdia do Pai que nos quer próximos dele. 

Iluminados por estas motivações, recomendamos a todos os nossos irmãos de Província, bem como aos Leigos Saletinos, que no próximo domingo, não se esqueça de dirigir uma prece de agradecimento a Deus pelo seu chamado à Vida Saletina.  Solicitamos também as nossas Casas de Formação que se celebre este dia com entusiasmo pedindo ao Senhor da Messe as motivações necessárias para se continuar dando uma resposta generosa ao misericordioso Chamado do Senhor.

Na alegria de celebrar o Misericórdia do Senhor no meu chamado vocacional, despeço-me rogando as bênçãos de Deus e a proteção da Virgem Mãe da Salette sobre você, sua comunidade e missão.

 

Com estima,

 

 

Diác. Tiago Costa da Silva, MS 

Envie sua Mensagem