FESTA DA MISERICÓRDIA

FESTA DA MISERICÓRDIA

0

 

“Pinta uma imagem com a inscrição: Jesus, Eu Confio em Vós”

Pinta uma imagem com a inscrição: Jesus, Eu Confio em Vós

A imagem de Jesus Misericordioso, pintada de acordo com a visão de Santa Irmã Faustina, é venerada em todo o mundo. Em 22 de fevereiro de 1931, durante as aparições, Jesus pediu que a sua imagem fosse pintada. Alguns anos se passaram até que o desejo de Jesus fosse cumprido. Isso aconteceu graças à ajuda do Padre Micha? Sopo?ko. Hoje, o confessor e diretor espiritual de Santa Irmã Faustina é um beato da Igreja Católica.

 

“Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós.”

Na noite de 22 de fevereiro de 1931, a Irmã Faustina estava em uma cela do convento da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia em P?ock. Durante esse momento ela viu “Nosso Senhor vestido de branco. Uma das mãos erguida para a bênção, e a outra tocava-Lhe a túnica, sobre o peito. Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e o outro pálido” e continua  o relato, “Logo depois, Jesus me disse: Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós.” (Diário 47)

Já durante a visão em P?ock Jesus fez uma promessa de graça e salvação temporal: passos maiores na caminho para a santidade e uma morte feliz para as pessoas que participariam no culto à Imagem. O culto é compreendido como uma atitude de confiança e misericórdia demonstrada com os outros.

O confessor de Irmã Faustina em P?ock interpretou essa revelação como uma instrução para pintar em espírito uma imagem de Deus. A Madre Superiora do convento duvidou das palavras da irmã. No entanto, Jesus ainda impelia Santa Faustina a cumprir a tarefa confiada a ela.

 

Ela disse que eu devo ser o seu diretor e proclamar a Divina Misericórdia ao mundo

Em maio de 1933, a Irmã Faustina veio ao convento em Vilnius. Lá, ela conheceu o Padre Micha? Sopo?ko, que tornou-se o seu confessor e diretor espiritual. O clérigo relembrou seu primeiro contato com a penitente irmã dessa maneira: “Eu vim para conhecer a Irmã Faustina em 1933, que imediatamente disse, (…) Eu deveria ser o seu diretor e proclamar a Divina Misericórdia ao mundo. Eu não atribuí nenhum significado a esta afirmação e eu não a levei a sério” (Diário do Beato Padre Micha? Sopo?ko, pág. 50).

Com o tempo, no entanto, o clérigo tomou as dores para discernir e interpretar as inspirações de Deus que Irmã Faustina compartilhava com ele. O engajamento em difundir o culto à Divina Misericórdia faz do Padre Micha? Sopo?ko um apóstolo do maior dos atributos de Deus. E sua percepção do chamado à santidade, no caminho da vocação sacerdotal, foi confirmada quando ele foi reconhecido como um beato da Igreja Católica.

 

“Quem vos pintará tão belo como sois?”

A Irmã Faustina apresentou ao Padre M. Sopo?ko a recomendação da pintura da imagem. O confessor anotou em seu Diário: “Ela disse que tinha que pintar a imagem da Divina Misericórdia. Como ela não sabia como pintar e nunca segurou um pincel em sua mão, com o consentimento de sua superiora, eu a enviei a um artista e pintor, o Sr. [Eugeniusz] Kazimirowski”. (Diário do Beato Padre Micha? Sopo?ko, pág. 50).

A Irmã Faustina deu instruções ao pintor desde o começo. O Padre Micha? Sopo?ko posou em uma vestimenta branca para tornar a apresentação do olhar, postura corporal e túnica mais fácil. A obra ficou pronta em maio de 1934, criando uma decepção em Irmã Faustina. Chorando, ela peguntou a Jesus: “Quem vos pintará tão belo como sois?” (Diário 313)

A imagem de Jesus Misericordioso foi exposta ao público pela primeira vez em 25 de abril de 1935, em uma janela do portal medieval de Vilnius. Poucos meses depois, Jesus fez um pedido para ter a imagem permanentemente em uma igreja. O Padre Micha? Sopo?ko cumpriu essa ordem e colocou a imagem na Igreja de São Miguel. Contudo, um mês depois, a pintura foi transferida para a sacristia. A imagem, uma vez mais, foi pendurada na igreja em 1937 e permaneceu lá até o início dos anos de pós-guerra, quando a igreja foi fechada pelas autoridades comunistas. A imagem foi levada de Vilnius para Nowa Ruda na Bielorrússia. Após os anos 80, retornou para a Lituânia. Atualmente é encontrada no Santuário da Divina Misericórdia em Vilnius.

Em fevereiro de 1931, durante as aparições em P?ock, Jesus também expressou seu desejo de estabelecer a festa da Divina Misericórdia. O dia de adoração ao maior dos atributos de Deus e ao mesmo tempo de graça deveria ser o primeiro domingo depois da Páscoa. A passagem do Evangelho de São João lida neste dia recorda a cena das aparições de Jesus ressuscitado no cenáculo e o estabelecimento do sacramento da penitência. A cena da Bíblia Sagrada liga-se com a imagem revelada à Irmã Faustina. Ela mostra o Salvador trazendo paz, através do perdão dos pecados, pelo preço de Sua paixão e morte. Do coração ferido brotam dois raios, os quais Jesus explicou à Irmã Faustina, “os dois raios representam o sangue e a água: o pálido significa a água que justifica as almas; o raio vermelho significa o sangue que é a vida das almas.” (Diário 299) Não apenas as feridas correspondem aos eventos da Sexta-Feira Santa. Jeus chamou a atenção de Irmã Faustina para os olhos dizendo: O Meu olhar, nesta imagem, é o mesmo que eu tinha na cruz” (Diário 326) – o olhar misericordioso, com cuidado procurando a pessoa perdida.

A obra de Eugeniusz Kazimirowski foi a única das representações de Jesus Misericordioso que Irmã Faustina viu em sua vida inteira. A irmã faleceu em 5 de outubro de 1938 em sua cela no convento de ?agiewniki.

 

O Jesus Misericordioso, representado na imagem venerada no santuário consagrado em Cracóvia, está esperando por você

O começo da Segunda Guerra Mundial trouxe o crescimento da devoção à Divina Misericórdia. A oração comunitária na capela do convento em ?agiewniki reunia mais e mais pessoas. Entre elas, estava o pintor Adolf Hy?a, que decidiu pintar a imagem de Jesus Misericordioso. O artista apresentou o Salvador com uma paisagem ao fundo, mas os elementos mais importantes da visão de Irmã Faustina foram preservados, que são a disposição das mãos e os feixes de luz que saem de uma abertura em sua túnica. Em março de 1943 a imagem foi consagrada, mas não pôde ser colocada na capela – o tamanho da tela não correspondia às dimensões do altar lateral.

Adolf Hy?a decidiu pintar outra imagem. Completada em abril de 1944, a obra deparou-se com a crítica do Padre Micha? Sopo?ko: “Eu não encontro nela a semelhança com a imagem da Irmã Faustina. Os feixes são como fitas; a mão abençoando está muito alta; a figura inteira está inclinada como se fosse dançar; o fundo da imagem deveria ser escuro ou deveria ser um fundo com as portas fechadas” (Diário do Beato Padre Micha? Sopo?ko, pág. 89). Sob a influência do clérigo,o artista fez uma mudança – a paisagem foi substituída por um chão de pedra e um fundo escuro uniforme.

A pintura de Adolf Hy?a é atualmente a mais frequentemente copiada e reproduzida imagem de Jesus Misericordioso no mundo. Dessa forma, eles cumpriram as palavras de Cristo ditas em 22 de fevereiro de 1931 em P?ock: “Desejo que esta imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro.” (Diário 47)

O Santo Padre em sua mensagem para a JMJ pediu aos jovens para encontrar-se com o Cristo apresentado na imagem venerada em ?agiewniki.”Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: “Jesus, confio em Vós!” Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites”, escreveu o Papa.

No 85º aniversário da revelação do pedido para que a imagem de Jesus Misericordioso fosse pintada, as irmãs do Santuário em ?agiewniki o convidam para o encontro mensal “?agiewnicka 22” (como parte das preparações espirituais para a JMJ). “O encontro mantém seu curso atual. Este será único, porque precisamente esse vinte e dois de fevereiro é um aniversário especial. Queremos convidar tantos jovens quanto podemos para junto conosco rezar diante da imagem de Jesus Misericordioso”, disse a Irmã Emanuela Gemza ZMBM.

 

Texto: Dominika Stoszek

Tradução: Patricia Paiva-Perycz

http://www.krakow2016.com/pt/pinta-uma-imagem-com-a-inscricao-jesus-eu-confio-em-vos

Envie sua Mensagem