Encontro histórico: Francisco e patriarca russo: Kirill

Encontro histórico: Francisco e patriarca russo: Kirill

0

O Papa Francisco teve um encontro histórico nesta sexta-feira (12) com o líder da Igreja Ortodoxa russa. Francisco e o patriarca Kirill concordaram em unir forças para proteger os cristãos de perseguições, principalmente no Oriente Médio.

Esse foi o primeiro encontro entre os líderes das duas igrejas que se separaram há quase mil anos, em 1054. Os dois líderes da época se excomungaram. Nesta sexta a primeira coisa que Francisco disse para o patriarca russo foi: “Finalmente! Nós somos irmãos.”  E o patriarca respondeu que assim as coisas ficavam mais fáceis.

O encontro foi em Cuba porque o país tem muitos católicos e desde os tempos da União Soviética o país é aliado da Rússia. Por isso, foi considerado um território neutro para o encontro.

A prioridade dos dois líderes da Igreja é combater a perseguição aos cristãos na África e em países como Iraque e Síria, onde eles são alvos dos terroristas do Estado Islâmico.

Um dos temas polêmicos foi a situação na Ucrânia, que foi invadida pela Rússia em 2015 e onde a Igreja sofre influência russa. 

Os críticos do encontro lembraram que o Papa poderia estar sendo usado por Kirill, que é lider espiritual do presidente Vladimir Putin. O patriarca poderia estar mais interessado em reafirmar o poder da Rússia sobre os ortodoxos do Oriente.

O Papa já embarcou para o México. Será uma viagem de cinco dias por várias regiões do país e que inclui uma missa na região da fronteira com os Estados Unidos, onde milhares de imigrantes tentam atravessar todos os anos.

Um bispo dos Estados Unidos disse que o objetivo do Papa é passar uma mensagem de compaixão e que ele deve abordar problemas do México e visitar áreas muito pobres, dominadas pela violência e pelo tráfico de drogas.

No voo de Roma para a América Latina, o Papa disse que o maior desejo dele é reverenciar a Virgem de Guadalupe, padroeira do México, segundo país com o maior número de católicos, depois do Brasil.

 

 

Envie sua Mensagem