“Semana de Cultura Religiosa”

“Semana de Cultura Religiosa”

0

Evento será de 24 a 28 de agosto

Na semana de 24 a 28 de agosto acontece na PUCPR a “Semana de Cultura Religiosa”, um evento semestral realizado pelos docentes da disciplina de Cultura Religiosa, com o apoio da Coordenação do Eixo Humanístico, da Diretoria de Identidade e Missão e do Núcleo de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da PUCPR.

O evento trata-se de atividades ofertadas para os estudantes que frequentam a disciplina no Câmpus Curitiba, no segundo semestre de 2015, bem como outras atividades abertas para toda a comunidade. Tem como atividade principal a apresentação na FTD Educação Digital Arena, para os estudantes da disciplina, no horário normal da aula, do filme: “Espaços Sagrados de Curitiba”, um roteiro turístico pelos espaços sagrados da capital paranaense, sendo a primeira disciplina da PUCPR a ter um conteúdo específico produzido para o sistema de projeção em domo de 360º, fruto de pesquisa desenvolvida pelo GPER (Grupo de Pesquisa Educação e Religião), com o apoio do curso de Turismo, da Escola de Negócios. Além disso, serão realizadas duas sessões livres, um debate com o tema de reflexão da semana: “Qual é o seu Deus? A xenofobia na atualidade”, uma celebração inter-religiosa e a exposição na qual serão apresentados trabalhos desenvolvidos no TDE da disciplina por estudantes de diversos cursos da instituição.

O objetivo é promover um espaço democrático para o encontro e a convivência entre as diferentes culturas e religiões, a partir de metodologias inovadoras de aprendizagem. Específico (semestre 2015.2): Refletir sobre a xenofobia e a intolerância religiosa na atualidade.

Durante a semana acontecerá a “Exposição Sagrado” no hall da Escola de Educação e Humanidades (bloco 01), em frente à Livraria Champagnat, uma apresentação de produtos desenvolvidos por estudantes de vários cursos em atividades da disciplina, organizado pela Prof.ª Edile Fracaro e Prof.ª Andreia Cristina Serrato. As fotos expostas foram destaque no concurso “Um clique do Sagrado”, realizado pela Prof.ª Edile Fracaro no primeiro semestre de 2015, como atividade de TDE em turmas de diferentes cursos, além de maquetes e croquis de propostas de espaços sagrados, atividade desenvolvida pela Prof.ª Andreia Serrato, nas turmas de Arquitetura e Design.

No dia 26 de agosto, das 16h00 às 18h00, durante a “Semana de Cultura Religiosa” acontece também o “Debate”, um debate entre lideranças do diálogo inter-religioso e pesquisadores da área, que será realizado na área externa da Casa Estrela. Clique aqui para ver quem são os debatedores. O objetivo do “Debate” é promover o diálogo e a reflexão sobre o papel da diversidade cultural e religiosa na formação da identidade social, e como esta vem sendo afetada por atitudes de radicalismo e preconceito, expressas em suas mais variadas formas: racismo, homofobia, xenofobia, misoginia e intolerância religiosa. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

No dia 27 de agosto acontece a “Celebração Ecumênica e Inter-Religiosa”, das 16h00 às 18h00, na Casa Estrela, um encontro entre lideranças de diferentes matrizes religiosas para celebrar o pluralismo, o respeito e o aprendizado mútuo, na busca pela superação da violência e do ódio, e promoção da cultura da paz. O objetivo é congregar as diversas matrizes religiosas em um espaço comum de celebração e partilha. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

 

Serviço

“Semana de Cultura Religiosa”

 Quando: 24/08/15 à 28/08/15

 

 “Exposição Sagrada”

Quando: 24/08/15 à 28/08/15
Onde: Escola de Educação e Humanidades (bloco 01), em frente à Livraria Champagnat – Câmpus Curitiba
Horário: 07h00 às 22h30

 

“Debate”

Quando: 26/08/15
Onde: Área externa da Casa Estrela – Câmpus Curitiba
Horário: 16h00 às 18h00

 

“Celebração Ecumênica e Inter-Religiosa”

Quando: 27/08/15
Onde: Área externa da Casa Estrela – Câmpus Curitiba
Horário: 16h00 às 18h00

 

Apresentação do filme “Espaços do Sagrado de Curitiba”

Onde: FTD Educação Digital Arena – Câmpus Curitiba
Horário: Nos horários normais de aula da disciplina, conforme programação com os professores
Horário Sessões Livres: Terça-feira (25) e sexta-feira (28) às 17h00

 

 

Fonte: Prof. Carlos Renato – Coord. Eixo Humanístico PUCPR

Envie sua Mensagem