Quaresma

Quaresma

0

Querid@s irmãos,

Estamos no tempo da quaresma. Com a celebração das cinzas ingressamos neste tempo propício para experimentar de forma ainda mais abundante a Graça do Senhor em nossas vidas. As práticas de oração, jejum e penitência propostas pela Igreja para este tempo, nos propiciará a aproximarmo-nos ainda mais do Senhor Jesus  e vivenciando com Ele os seus últimos dias.

Neste tempo santo, somos chamados a fazer a nossa ascese espiritual acompanhando os passos de Jesus que sobe a Jerusalém para sofrer a sua Paixão. O caminho de subida apontado pelo Evangelho deve nos encorajar a sair do chão que nos aprisiona em nosso egoísmo e partir ao encontro dos irmãos que necessitam de nossa ajuda, carinho e atenção.

A Quaresma como itinerário preparatório para celebrar a Páscoa de nosso Senhor, é um tempo profícuo para fazermos memória dos feitos de Deus em nossa vida. Por isso, tem como missão nos ajudar a entrar em sintonia com a nossa comunidade de fé a ponto que na Noite Santa ao acendermos as nossas velas no Círio Pascal nos sentirmos iluminados pelo Cristo que renova a nossa Esperança.

Além do itinerário espiritual que somos chamados a fazer na Quaresma, a Liturgia vivenciada neste tempo (cantos, leituras e orações) bem como o cultivo espiritual firmado por cada cristão deve nos conduz a assumirmos posturas práticas em nosso cotidiano. Neste sentido, vale a pena lembrar que quaresma é tempo de perdão e conversão. É tempo de olhar para nossa vida.

Como temos vivido? Como anda os nossos relacionamentos em casa, no trabalho, na escola? O nosso relacionamento com Deus. Será que Ele tem sido o nosso tudo? Nossa relação com Ele é de confiança, de intimidade e amor?

Certamente se ao final deste tempo litúrgico, tivermos sido capazes de ter feito uma boa revisão de vida e termos respondido estas perguntas, poderemos dizer que a Quaresma produziu frutos em nossas vidas e por isso, estamos prontos para celebrar a Páscoa do Senhor, renovarmos o nosso compromisso batismal e nos alegrarmos com o Cristo que nos convida a fazermos com Ele e Nele a experiência da Ressurreição.

Que tenhamos todos uma santa Quaresma e Feliz Páscoa! 

           

Envie sua Mensagem