Instituição de Leitores

Instituição de Leitores

0

Rito da Instituição

Apresentação dos(as) candidatos(as) – Ir. Tiago

Queiram aproximar-se os que vão ser instituídos Leitores: 

a – Pedido da comunidade.

Pe. Renoir, esta comunidade de Nossa Senhora da Salette, consciente de suas necessidades e dos dons com os quais a Santíssima Trindade a enriqueceu, pede, diante de Deus e da Igreja, que alguns de seus membros sejam instituídos no ministério de Leitores

 b – Presidente

Eles se prepararam e estão aptos para exercerem esse ministério?

Testemunho da comunidade

Temos consciência de que estas pessoas, através da instituição, vão receber com maior responsabilidade a difícil e importante tarefa de evangelizar através da Proclamação da Palavra. Sabemos que elas se prepararam para isso e nunca abandonaram sua formação. Conhecemos sua vida e testemunho. Somos testemunhas de seu amor e dedicação à Igreja. Por isso, enquanto nos é dado conhecer, podemos testemunhar que eles estão preparadas para assumir esta responsabilidade.

 d – Resposta do Presidente

Em nome de Jesus Cristo, que nos confiou a continuidade de sua missão na terra, e em nome da Igreja, que, na força do Espírito Santo, quer ser sinal e instrumento de salvação para todos, eu, como servo de Deus e da Igreja, os aceito e recebo para a instituição.

 e – Diálogo entre o Presidente e os(as) candidatos(as)

 Presidente – Você(s) está(ão) disposto(s) a viver e anunciar fielmente a Palavra de Deus a todas as pessoas?

Candidato(a) – Sim, estou. 

Presidente – Você(s) quer(em) exercer o ministério de leitor, ajudando as pessoas, com sua palavra e exemplo, a viver e crescer na fé, na esperança e na caridade?

 Candidato(a) – Sim, quero.

 Presidente – Você(s) aceita(m) colocar seus próprios dons a serviço da evangelização, exercendo sua missão de acordo com as necessidades da comunidade, em sintonia com o planejamento e a organização paroquial da Pastoral Litúrgica?  

 Candidato(a) – Sim, aceito.

 Presidente – Você(s) procurará(ao) viver em comunhão e trabalhar com espírito de serviço, equipe e doação, buscando apenas a glória de Deus e o bem das pessoas?

 Candidato(a) – Sim, procurarei.

  g – Entrega da Bíblia

 Presidente – Receba, [.............], o livro da Sagrada Escritura, que contém a Palavra de Deus, fonte de vida. Escute com abertura de alma toda palavra que sai da boca de Deus. Acolha de coração bem disposto tudo que ela contém. Deixe, sobretudo, que Jesus entre em sua casa, como entrou na de Zaqueu, e em sua vida, como na de Paulo. Viva esta palavra e ensine outros a viverem-na também. Experimente o que você ouviu. Creia no que você recebeu. Ensine o que você experimentou. Aprenda com os que você catequiza e nunca se canse de buscar, porque o Senhor é inesgotável em seu mistério e insaciável em seu amor por nós. Tome em suas mãos a Palavra e leve-a a seus irmãos e irmãs!

 Candidato(a) – Amém.

 h – Oração de instituição sobre os candidatos

 Presidente – Oremos, irmãos e irmãs, para que o Senhor cubra de bênçãos estes nossos irmãos Leitores (Pausa – todos rezam em silêncio pelos que estão recebendo o ministério).

Pai, por meio do vosso Filho, nos tornais participantes de sua missão. Por meio do Espírito Santo, distribuís vossos dons a cada um de nós para que nos tornemos capazes de assumir a missão do vosso Filho.

Abençoai, Senhor, com o vosso Espírito e com os dons necessários ao exercício do ministério de leitor, estes irmãos e irmãs para que eles possam viver com amor e fidelidade o ministério que estão assumindo, através desta santa instituição. Possam eles, ó Pai, com a vossa graça, cumprir os compromissos que este ministério implica, de modo que, apoiados por toda a comunidade e caminhando com ela, possam participar plenamente dos bens que, na fé, confessamos e, na esperança, buscamos.

É o que humildemente vos pedimos, por meio de Jesus, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

 Todos – Amém.

Envie sua Mensagem