Noite Pascal – Ele Vive!!! Aleluia!!!

Noite Pascal – Ele Vive!!! Aleluia!!!

0

“A chuva que caiu no final da tarde e no início da noite ajudou a nos preparar… a lavar a nossa alma para o mistério que estávamos prestes a celebrar.

Fomos todos convocados a celebrar, como comunidade orante, a Vigília Pascal. A maior e mais importante festa de nossa fé cristã.

A fogueira foi preparada… o fogo foi aceso. O povo foi chegando e se reunindo; todos ansiosos na expectativa da novidade que estava para acontecer. E a expectativa já nos contagiava… e começamos a ser envolvidos pelo aroma do incenso… tudo estava preparado para a bênção do fogo: O fogo novo! E com este fogo foi aceso o Círio Pascal, símbolo do Cristo ontem e hoje, princípio e fim… Acendemos neste fogo novo nossas velas e pedimos a Deus que acendesse em nós o desejo de vida nova.

Entramos na Igreja que estava em trevas… e as trevas deram lugar à luz: Entra o Círio: Eis a luz de Cristo! Demos graças a Deus!

E a Páscoa foi solenemente proclamada em nosso Santuário Nossa Senhora da Salette. Noite mil vezes feliz dizia o canto… nova esperança acendia em nossos corações que já exultavam de alegria.

Era a Celebração da Luz!

Apagamos as velas, mas a chama da fé permaneceu acesa, pois ouvimos a proclamação das 7 leituras que nos inseriram na história da salvação através da Liturgia da Palavra.

E assim estávamos prontos para entoar jubilosos o Glória, depois de todo o período da quaresma que o silenciamos. E o véu quaresmal que cobria a parede do presbitério veio abaixo: Eis que surge a imagem do Cristo Ressuscitado!

O Evangelho nos levou ao amanhecer do domingo da Ressurreição, juntos com santas as mulheres que encontraram o túmulo vazio.

E neste clima de fé e oração renovamos as promessas de nosso Batismo através da Liturgia Batismal. Assumimos o compromisso com a vida nova trazida por Cristo Ressuscitado, afinal: Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram,somos nascidos de novo”

E nem sentimos que a hora passava… vivenciamos a eternidade com Cristo Ressuscitado: A ele o tempo e a eternidade!

Seguiu-se com o rito da Santa Missa: Liturgia Eucarística e Ritos Finais.

E antes da bênção solene, jubilosos e em festa, entoamos a saudação da Páscoa, enquanto nos cumprimentávamos como irmãos:Cristo já ressuscitou, Aleluia/Sobre a morte triunfou, Aleluia.”

Tudo era luz! Reinava a paz e a alegria! Não tínhamos dúvida: Cristo já havia ressuscitado em nossos corações. Os sinais eram visíveis entre nós. Alguns choravam, emocionados… muitos sorriam… outros tantos continuavam a se abraçar.

Ouvíamos cumprimentos de felicitações e agradecimentos àqueles que se envolveram de forma mais direta na preparação de tudo.

E antes de voltar para casa ouvi uma manifestação que marcou meu coração, já tão tocado pela beleza do mistério celebrado. Eu especialmente me sentia renovada: neste domingo de Páscoa faço aniversário de Batismo. Ouço alguém cumprimentar Pe. Anacleto (que havia permanecido atendendo confissões ao longo da celebração) como quem agradece e parabeniza dizendo: “Uma comunidade não se faz da noite para o dia!”

Esta pessoa tem razão. Se pudemos celebrar de forma tão intensa e verdadeira a Ressurreição do Senhor é porque vivemos como comunidade cristã que se ama, que se reúne em torna da Palavra e que busca viver no dia a dia, ao longo de tantos anos de história, a presença do Senhor Jesus que vive e reina entre nós! E que continuemos como comunidade cristã: levando a todos a alegria do Senhor Ressuscitado!

Parabéns à comunidade de nosso Santuário, pela beleza de sua história! Obrigada aos Missionários Saletinos que nos ajudaram a celebrar com tanta riqueza e intensidade essa Vigília Pascal!

Veja as fotos na nossa página no facebook: https://www.facebook.com/salette.santuario

Marluce.

Envie sua Mensagem