Quaresma – Véu Penitencial.

Quaresma – Véu Penitencial.

0

O uso do Véu Penitencial 

 

Talvez ao ter chegado ao Santuário Nossa Senhora da Salette, você tenha se surpreendido com o grande véu roxo situado na parte superior do presbitério, onde habitualmente ficam as imagens da Salette e um grande crucifixo na parede. 

Estamos vivenciando na Liturgia o tempo da Quaresma. Nesse tempo, a Igreja se reveste da cor roxa e nos convida a vivenciarmos nossa fé tendo com centralidade o Altar, onde se atualiza os Santos Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Por isso, na antiga tradição litúrgica, quando chegava a Quarta-feira de Cinzas era estendido em todas as igrejas um grande véu roxo a fim de lembrar aos fiéis à importância da observância quaresmal e que, nem as imagens, nem mesmo os crucifixos podem desvirar o seu olhar de Cristo.

Com o passar do tempo, o uso do véu penitencial desapareceu de nossas igrejas, ou foi na verdade gradativamente modificado de modo que o Missal Tridentino, previa que as imagens dos santos fossem cobertas com véus escuros durante a quaresma, mais precisamente a partir da quarta semana, quando se iniciava o Tempo da Paixão. 

E o Missal de Paulo VI prescreva:O costume de cobrir as cruzes e as imagens das igrejas pode conservar-se, conforme o parecer da Conferência Episcopal. As cruzes permanecem cobertas até ao fim da celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-?Feira Santa; as imagens, até ao começo da Vigília Pascal (cf. Missal Romano, p. 206).

Entendendo a prescrição atual como uma norma facultativa, visto que não há na Igreja local nenhuma prescrição quanto ao uso ou não do véu penitencial, nós da  Equipe de Liturgia do Santuário Salette, em comunhão com o nosso reitor,  optamos por inaugurar o tempo quaresmal com o uso do véu penitencial a fim de propiciarmos maior sobriedade no nosso Espaço Celebrativo.

Desejamos que a exterioridade desse gesto nos ajude a nos prepara intimamente para a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo.

Tenhamos todos uma Santa Quaresma!

Ir. Tiago Costa, MS

Envie sua Mensagem