Quaresma – O tempo da Quaresma.

Quaresma – O tempo da Quaresma.

0

O Tempo da Quaresma 

L-Liturgia-Quaresma 5A quaresma constitui um ciclo de quarenta dias que tem por objetivo nos preparar para a renovação batismal.  Talvez, seja o tempo litúrgico mais antigo, pois tem a sua origem na Igreja primitiva onde por um período de quarenta dias os cristãos recém-convertidos se preparavam para receber o Batismo na Vigília Pascal.

Na linguagem corrente, o tempo quaresmal, abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas a manhã da Quinta-feira santa onde nas catedrais se celebra a missa do Crisma. É um tempo propício para fazermos o nosso retiro espiritual, evidenciando o nosso propósito de mudança de vida e conversão.

Ao longo do tempo quaresmal, a Liturgia da Palavra nos convida a fazermos a experiência do Êxodo que marcou a história da salvação pela ação de Deus que libertou o Povo de Israel e quer nos tirar da escravidão para a libertação, das trevas para a luz, do deserto para a terra prometida.

Com Jesus, aprenderemos a vencer as tentações do ter, do poder e do prazer; entenderemos que é preciso acolher e respeitar as pessoas nas suas diferenças culturais e religiosas; e compreenderemos que é preciso nos libertar das nossas “escuridões” pessoais para acolher a luz da ressurreição.

No ambiente litúrgico, o tempo quaresmal é marcado pelo uso da cor roxa (exceto no quarto domingo que se utiliza a cor rósea), que indica sobriedade e expectativa. Deve-se evitar o uso excessivo de flores e ornamentos a fim de favorece que o fiel seja envolvido pela espiritualidade litúrgica do tempo.

E, a música deve ser moderada ou substituída por melodias salmódicas o que ocasionará na assembleia litúrgica o desejo de na noite pascal entoar o a grande a hino de louvor a Deus pela Ressurreição do seu Filho e Senhor nosso Jesus Cristo.

Ir Tiago Costa, MS

 

Envie sua Mensagem