Notícias do Vaticano, 14/08/2013

Notícias do Vaticano, 14/08/2013

0

“As crianças que crêem em Cristo e comunicam-se entre si são o viveiro da Igreja”. Sobre este tema foi realizada na cidade de Antananarivo, em Madagascar, a primeira Jornada Nacional das Crianças Malgaxes.

Papa e Santa Sé

  • Semana da Família: “lares, locais de fé e de amor”

Igreja no Brasil

  • Conselho Missionário Nacional abre inscrições para o 3º Encontro de Formação
  • Catedral Cristo Rei celebra Padroeira de BH
  • Últimos dias para ver a mostra sobre Madre Teresa no Rio
  • 16 novos bispos reunidos em Brasília

Igreja no Mundo

  • Maláui: Assembleia dos Bispos do Leste da África sobre nova evangelização
  • Finalizada a primeira Jornada Nacional das Crianças Católicas em Madagascar
  • Mais de 50 mortos em ataque do Boko Haram na Nigéria

Entrevistas

  • Dom Josef Clemens: Bento XVI acompanhou a JMJ Rio2013

 

 

Papa e Santa Sé
Semana da Família: “lares, locais de fé e de amor”
Brasília (RV) - Até domingo, dia 18, o Brasil celebra a Semana Nacional da Família, promovida pela CNBB. O tema este ano é “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”, que foi comentado pelo Papa em mensagem enviada aos brasileiros para esta ocasião.

Durante a sua estadia no Rio de Janeiro, Francisco tocou no tema várias vezes. Numa delas, na oração do Angelus de sexta-feira, 26 de julho, na sacada do Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ele lembrou a importância dos mais velhos para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé.

O Papa pediu que os fiéis se unissem “como uma única grande família”, e transformassem seus lares em locais de “fé e de amor”:

Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé! Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família. Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado!”.

O Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA), sublinha a importância dos pais e avós ‘apresentarem’ Jesus às crianças, e nesta entrevista à RV, cita um episódio. Ouça, clicando acima.
(CM)

 

Igreja no Brasil

 

Conselho Missionário Nacional abre inscrições para o 3º Encontro de Formação

Brasília (RV) - Animação missionária, direitos humanos e relações étnico-raciais. Este é o tema de estudo do 3º Encontro de Formação Missionária para coordenadores de Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais, os ‘Comidis’ e ‘Comipas’. O evento, promovido pelo Conselho Missionário Nacional (CMN), será realizado em Brasília entre de 11 e 15 de novembro próximo.

“É preciso capacitá-los e qualificá-los a enfocar o debate sobre trilhos evangélicos, apontando pistas de ação que mexam, antes de tudo, com uma renovada identidade eclesial”, disse o presidente do CMN, Dom Sérgio Arthur Braschi.

Entretanto, a edição deste ano possui um diferencial, como explicou a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, irmã Dirce Gomes. “Nós missionários, no contato com a realidade em que atuamos, sentimos a necessidade de nos engajar mais na questão dos direitos humanos. Por isso, a edição deste ano será em parceria com a Pastoral Afro-Brasileira”, disse ela.

Ir. Dirce lembrou também que a participação dos coordenadores dos Conselhos Missionários é fundamental. “Nós somos os articuladores da missão. Por isso, é muito importante para que possamos colaborar na obra de evangelização em nossas paróquias e dioceses”, concluiu a religiosa. (MJ/CNBB)

 

Catedral Cristo Rei celebra Padroeira de BH 

Belo Horizonte (RV) - A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra a Assunção de Nossa Senhora e a Padroeira da Capital, Nossa Senhora da Boa Viagem, no próximo dia 15, com eventos especiais: no terreno da Catedral Cristo Rei, fiéis se reúnem para receber a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem com muita oração.

A imagem sairá da cidade de Confins às 13h30 e chega ao terreno às 15h para o terço em homenagem à Padroeira. A imagem segue, logo depois, para a Praça da Rodoviária. Da Praça seguirá em procissão luminosa para a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua. O arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside Celebração Eucarística, que começa ao final da procissão, nos jardins da Paróquia.

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, recebe milhares de jovens que participam da 18ª Peregrinação da Juventude, a partir das 8h, com Missa presidida pelo arcebispo, Dom Walmor, e concelebrada pelos bispos-auxiliares Dom Wilson Angotti e Dom João Justino, às 11h.

Assunção de Nossa Senhora

A festa da Assunção de Nossa Senhora é uma das mais antigas da Igreja. Já no ano 600 a Igreja Católica festejava este dia de glória de Maria Santíssima. A festividade lembra as virtudes, os sofrimentos e as obras da Mãe de Jesus Cristo. A Assunção foi declarada um dogma da Igreja em 1950 pelo Papa Pio XII.

Oficialização como padroeira de Belo Horizonte

Com o título de Boa Viagem, Nossa Senhora foi oficializada como padroeira de Belo Horizonte a pedido do cardeal mineiro Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. No entanto, na Capital, a devoção à Santa começa no início do século XVIII, quando os primeiros portugueses chegaram ao povoado que deu origem à Belo Horizonte: o Arraial do Curral Del Rey. No dia oito de fevereiro de 1967 foi instituído feriado municipal em homenagem à Assunção de Nossa Senhora, pela Lei nº 1.327.
(CM)

 

Últimos dias para ver a mostra sobre Madre Teresa no Rio

Rio de Janeiro (RV) - A mostra sobre Madre Teresa de Calcutá continua exposta no Rio, mesmo depois da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A exposição intitulada “Madre Teresa de Calcutá – vida, mensagem e espiritualidade”, fez parte do calendário oficial da Jornada e retrata a vida da missionária religiosa em fotografias, textos, mensagens e relíquias da Beata. Peças como o hábito, as sandálias e a bolsa usada por ela, além de uma réplica de seu quarto e um documentário sobre sua vida podem ser vistas no Shopping Rio Sul, no bairro de Botafogo, até o dia 15 de agosto.

A exposição já passou por Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. No Brasil, a entrada é gratuita.

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá era natural de Skopje, na Macedônia. Foi a fundadora da ordem das “Missionárias da Caridade”, cujo carisma é viver a caridade cotidiana auxiliando os mais necessitados.

Madre Teresa foi proclamada Beata por João Paulo II na Praça São Pedro, no Vaticano, em 19 de outubro de 2003.
(CM)

 

16 novos bispos reunidos em Brasília

Brasília (RV) - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou nesta segunda-feira (12), na sede da entidade, em Brasília, seu 24º Encontro de Novos Bispos. O evento, que vai até a próxima sexta-feira (16), acontece anualmente e, nesta edição, congrega os 16 prelados nomeados de julho de 2012 a julho de 2013.

O objetivo do encontro é estreitar os laços de amizade e de convivência fraterna entre os novos bispos, possibilitar o conhecimento da sede, estruturas, trabalhos e serviços da CNBB. Na reunião, os novos bispos também têm a oportunidade de se aproximar das Comissões Pastorais e dos assessores, além de aprofundar a compreensão da vida e da missão do bispo.

Nesta 24ª edição do encontro, a coordenação da reunião fica a cargo do presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CEMOVC) da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães, além dos assessores da comissão.

De acordo com o presidente, o encontro é uma oportunidade para serem dadas orientações ao trabalho pastoral dos novos bispos. “Com o encontro, os bispos podem conhecer melhor a estrutura da CNBB, os assessores, as comissões. Podem conhecer também os vários organismos aliados que podem ajudar o bispo na sua missão, como a Nunciatura Apostólica, as Pontifícias Obras Missionárias, o CRB, CCM”, explica Dom Pedro Brito.

A convivência entre os novos bispos, durante o encontro, também propicia um intercâmbio de ideias. “É um tempo de conhecimento. Há a troca de experiências entre os bispos. Percebemos que no primeiro dia eles estão meio tímidos, e aos poucos vão se soltando, é muito perceptível esse envolvimento do grupo”, revela Dom Pedro Brito.

Para o bispo de Marabá (PA), Dom Vital Corbellini, participante da reunião, “o encontro está sendo muito bonito por unir os bispos nomeados pelo papa emérito Bento XVI e pelo papa Francisco”, e é uma contribuição valorosa frente ao desafio de ser um bispo. “Este encontro nos coloca a missão do próprio bispo, como ele deve atuar, agir, e como ele deve se relacionar com todos os seguimentos da sociedade. Nós já temos a experiência de quando éramos sacerdotes, presbíteros, mas o encontro vem para aprimorar, dar força e dar linhas para que, de fato, sejamos bons pastores”, esclarece.

Dom Jeremias Antônio de Jesus é bispo de Guanhães (MG) há um ano e não pôde participar do Encontro dos Novos Bispos em 2012 pelo fato de a data ter coincidido com sua chegada à diocese. “Percebo como teria sido importante se eu pudesse ter feito este encontro no ano passado porque nos ajuda muito a dar os primeiros passos como bispo na diocese”, explicou.
(CM)

 

Igreja no Mundo
Maláui: Assembleia dos Bispos do Leste da África sobre nova evangelização

Lilongwe (RV) - A Associação dos Membros das Conferências Episcopais do Leste da África (AMECEA) realiza de 16 a 26 de julho de 2014, em Lilongwe, Maláui, sua 18ª assembleia plenária sobre o tema “A nova evangelização através da verdadeira conversão e do testemunho da fé cristã”.

O evento reunirá bispos da Eritréia, Etiópia, Quênia, Maláui, Sudão, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. A AMECEA celebrou em Nairóbi, Quênia, em 2011, seus 50 anos de vida. A associação foi fundada em 1961.

Dentre as decisões históricas tomadas pelas várias assembleias da AMECEA nessas cinco décadas, a abertura, em 1975, de um curso de jornalismo e contabilidade em Nyegezi, que se tornou depois a Universidade Católica de Santo Agostinho, em Mwanza, na Tanzânia. Depois a criação das Pequenas Comunidades Cristãs, em 1976, hoje presentes em todas as paróquias da região e a instituição em 1976, do Instituto de Pastoral Gaba, hoje parte da Universidade Católica do Leste da África aberta, em 1984, em Eldoret, no Quênia.

A AMECEA possui um seminário regional dedicado ao Beato Isidoro Bakanja, católico leigo mártir da República do Congo. (MJ)

 

Finalizada a primeira Jornada Nacional das Crianças Católicas em Madagascar

Antananarivo (NV) –   Cerca de 2 mil pequenos, de 6 a 14 anos, provenientes de 20 dioceses do país, participaram do evento promovido pela Comissão Episcopal para o Apostolado dos Leigos e organizada pelo seminário menor de Ambohipo.

Por quatro dias – conforme relata a emissora dos Salesianos “Rádio Dom Bosco” – os jovens participantes escutaram as catequeses realizadas por diversos bispos acerca do tema do encontro, articulado em três partes: a criança e a fé, a criança e a globalização e a criança e seus direitos segundo a doutrina da Igreja. Além das atividades espirituais, os pequenos ainda participaram de ações de intercâmbio cultural.

Para presidir a Missa conclusiva estava Dom Jean Claude Randrianarisoa, Presidente da Comissão Episcopal para o Apostolado dos Leigos. Juntamente, celebraram Odon Maria Arsène Razanakolona, Arcebispo de Anatanarivo; Dom Fidelis Rakotonarivo, Bispo de Ambositra e Dom Roger Victor, Bispo de Mahajanga.

Na homilia, Dom Victor recordou os presentes que a primeira escola da fé em Cristo para as crianças é a família, convidando os pais a educar-lhes ao amor, ao perdão e à reconciliação. O evento foi finalizado com um convite às crianças para serem apóstolas em meio aos seus coetâneos. (NV)

 

Mais de 50 mortos em ataque do Boko Haram na Nigéria

Abuja (RV) – No norte da Nigéria, durante os dias de sábado e domingo passados, pelo menos 56 pessoas morreram em dois ataques distintos atribuídos ao grupo Boko Haram. Os alvos dos rebeldes foram dois lugares de culto islâmico: uma mesquita e uma sala de oração. No primeiro atentado, ocorrido em uma mesquita em Konduga – no estado de Borno – 40 pessoas perderam a vida, surpreendidas pelo comando armado enquanto oravam.

O segundo ataque, que acarretou a morte de 12 pessoas, ocorreu no território entre as comunidades de Konduga e Mafa, em duas salas de oração onde estavam reunidos alguns fiéis durante a noite. Recentemente, passou a circular um vídeo em que o chefe do Boko Haram, Abubakar Shekau, reivindica uma série de ataques realizados nas últimas semanas contra as forças de segurança do nordeste da Nigéria.

Ele afirma estar em “boa saúde”, apesar da ofensiva do governo e da comunidade internacional contra seu grupo armado. Ainda, no vídeo, lança desafios contra o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Primeiro-Ministro israelense, Benyamin Netanyahu e o Presidente francês, François Hollande, e menciona o combate atualmente em andamento na fronteira com o Camarões. (NV)

 

Entrevistas

 

Dom Josef Clemens: Bento XVI acompanhou a JMJ Rio2013

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa emérito Bento XVI acompanhou através da televisão e pela oração a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). A informação foi dada pelo secretário do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Dom Josef Clemens, ao jornal da Santa Sé L’Osservatore Romano. “Estou convencido de que não foi um espectador passivo, mas acompanhou a JMJ com a sua oração”, disse.

Antes da viagem ao Brasil para o encontro com a juventude católica, o Papa Francisco pediu a Bento XVI para que o acompanhasse pela oração durante sua primeira viagem apostólica.

Dom Clemens fez parte do séquito papal durante a viagem de Francisco ao Rio de Janeiro. De acordo com ele, o Sumo Pontífice expressou o seu compromisso com os jovens através de “suas ações, sua proximidade às pessoas, espontaneidade e cordialidade de suas palavras e gestos”.

“É obvio, um Papa proveniente do continente pode compreender melhor as expectativas da grande maioria de jovens participantes. Foi uma coincidência providencial que um Pontífice proveniente da América Latina tenha presidido a segunda JMJ neste continente. A experiência pastoral do Papa Francisco permite entender a importância da proximidade humana e a riqueza dos símbolos utilizados em cada momento”, disse Dom Clemens.

Para o secretário do PCL, a imagem marcante da JMJ Rio2013 foi a da multidão de jovens na praia de Copacabana. Segundo o prelado, essa cena ficará marcada em sua memória.

Ainda de acordo com ele, os jovens superaram os resultados esperados, e “não me refiro somente aos números”, mas também “à intensa participação interior e a visível alegria dos jovens, apesar das dificuldades provocadas pelo mau tempo”, expressou.

Dom Clemens anunciou também que a Cruz e o ícone da JMJ passarão das mãos brasileiras às mãos polonesas no Domingo de Ramos de 2014, em Cracóvia (Polônia), sede da próxima JMJ 2016. (MJ/www. www.rio2013.com)

Rádio Vaticano 2013

Envie sua Mensagem