Notícias da Igreja da Curitiba – 14/08/2013

Notícias da Igreja da Curitiba – 14/08/2013

Boletim semanal da Arquidiocese de Curitiba – 18 a 25 de agosto

Arquidiocese de Curitiba 

Vídeo sobre a Festa da Padroeira de Curitiba será veiculado pela Rede Globo de Televisão

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, em parceria com a equipe de produção da TV Evangelizar, da Rede Evangelizar de Comunicação, produziram no dia 12 de agosto uma super produção audiovisual sobre a Festa da Luz, a festa da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Trata-se de uma chamada de vídeo para a Festa da Luz, protagonizada por alguns atores do famoso grupo de teatro Lanteri, que será veiculada pela Rede Globo de Televisão entre os dias 1° e 5 de setembro.

A tradicional Festa da Luz, que já está em sua 5° edição, acontece neste ano de 6 a 8 de setembro no Largo da Ordem, e oferecerá uma intensa programação religiosa e cultural para as famílias. Não deixe de assistir ao vídeo e prestigiar a nossa padroeira comparecendo à festa! Mais informações sobre a programação em www.festadaluz.org.br. 

Cartelas do Show de Prêmios da Festa da Luz já estão sendo vendidas

Todo o valor arrecadado nas vendas será destinado às obras de restauração do Seminário São José

No dia 15 de setembro haverá o Festival de Prêmios da 5° edição da Festa da Luz, de 6 a 8 de setembro, em prol da restauração do Seminário São José, no Orleans, em Curitiba. O sorteio acontecerá no Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio ( R. Amadeu Piotto, 4505 – Cidade Industrial /41. 3285-6634), a partir das 14h. As cartelas estão sendo vendidas na Central de Atendimento do Centro Pastoral da Arquidiocese: 41. 2105-6300 / R. Jaime Reis, 369 – São Francisco.

Os participantes concorrerão:

  • ·        1° Prêmio – 1 carro
  • ·        2° Prêmio – 1 Moto
  • ·        3° Prêmio – 1 TV 40”
  • ·        4° Prêmio – 1 Geladeira
  • ·        5° Prêmio – 1 Tablet

Sobre a 5° edição da Festa da Luz: 

De 6 a 8 de setembro a Arquidiocese de Curitiba homenageará a sua padroeira, celebrada no dia 8, com a tradicional Festa da Luz. Uma intensa programação religiosa e cultural para toda a família está sendo planejada no Largo da Ordem, com missas, bênçãos, música ao vivo, além das barracas de artesanato, roupas, comidas e artigos religiosos. Mais de 20 mil pessoas são aguardadas para a 5° edição do evento que leva o nome “Festa da Luz” pelo fato da cidade de Curitiba ser dedicada a Nossa Senhora da Luz.

 

23° Assembleia dos Presbíteros reflete sobre o Estudo 104, publicado pelas Edições CNBB

“Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”                        

                                                                                 Dom Rafael Biernaski, bispo auxiliar da Arquidiocese em entrevista à TV Evangelizar                                 Assembleia dos Presbíteros, de 13 a 15/8 na Casa de Retiros Nsa. Sra. do Mossunguê 

De 13 a 15 de agosto mais de 200 sacerdotes participam na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba, da 23° Assembleia dos Presbíteros que reflete neste ano sobre o Estudo 104 das Edições CNBB: “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”. A reflexão visa contribuir com o subsídio da CNBB, que receberá até o dia 15 de outubro deste ano sugestões, de alteração ou complemento, de dioceses e regionais da CNBB.

Enriquecido com as contribuições, o estudo será novamente submetido à apreciação dos bispos na 52° Assembleia Geral dos Bispos, de 30 a 9 de maio de 2014, para ser publicado como documento. Saiba mais sobre o Estudo 104 da CNBB

 

Arquidiocese promove no próximo dia 22 de agosto formação para CAEPs e CAECs

Formação faz parte de um projeto de capacitação desenvolvido pela Igreja nas áreas jurídica, contábil e patrimonial aos fiéis que atuam nestas instâncias

No dia 22 de agosto membros do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEPs) e do Conselho de Assuntos Econômicos Comunitário (CAECs) são convocados pela Arquidiocese para mais uma etapa do projeto de capacitação nas áreas jurídica, patrimonial e contábil. A formação será destinada à  Região Episcopal Norte e acontecerá na Paróquia Santa Cândida (R. Pe. Joao Wislinski, 755 – Santa Cândida), às 19h30.

Lançado em abril, o projeto visa oferecer formação aos fiéis que atuam nestas instâncias e está sendo realizado em cada Região Episcopal da Arquidiocese (norte, sul e centro-oeste). As formações são gratuitas, sem necessidade de inscrições, e acontecem às 19h30. Na Região Episcopal Centro-Oeste a formação acontecerá nos dias 24 de setembro e 22 de outubro, na Paróquia Santo Antônio de Orleans (Rodovia do Café – Km 4, Orleans / 41. 3285-4101).

Em abril e maio, os CAEPs e CAECs da Região Episcopal Sul receberam a capacitação. A formação está sendo realizada pela equipe do Centro Administrativo Dom Pedro Fedalto e pela Torre Gestão Empresarial da Mitra da Arquidiocese de Curitiba. Não é necessário inscrições. Mais informações com a Assessoria Administrativa da Mitra: Maria Helena Eyng (41) 2105-6336 /mhelena@arquidiocesecwb.org.br.

Cursos e eventos 

Comissão de Liturgia da Arquidiocese promove Oficina de Canto Litúrgico

Com o objetivo de orientar os agentes da Pastoral de Canto Litúrgico sobre os diversos procedimentos das equipes na preparação da Liturgia, a Comissão Litúrgica realizará no dia 24 de agosto na Cúria Metropolitana, uma oficina específica sobre canto litúrgico. A oficina terá início às 8 horas e finalizará ao meio dia. Abordará os seguintes temas: escolha de cantos adequados aos ritos, arranjos instrumentais e vocais; equalização do som e tempos litúrgicos.

O investimento por pessoa é de R$5,00. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas via e-mail ou pessoalmente, enviando os dados da ficha de inscrição (anexa) ao Centro Pastoral da Arquidiocese: cursos@arquidiocesecwb.org.br. O Centro Pastoral fica na Av. Jaime Reis 369 – Alto São Francisco. Telefone: (41) 2105-6363 / 6317.

  

Pastoral Catequética 

Pastoral Catequética promove VI Seminário Arquidiocesano de Catequese

Informações com a Comissão Bíblico Catequética: (41) 2105-6318 / R. Jaime Reis, 369 – São Francisco

 

Rádio Evangelizar exibe novo programa

Levar mensagens de esperança, fé e amor àqueles que estão precisando de consolo. Este é o propósito do novo programa que entrou no ar no dia 30 de julho, pela Rádio Evangelizar. O programa “Momentos de Reflexão” é apresentado pelo Padre Dirley Moreira, pároco na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Xaxim em Curitiba, e um dos apresentadores do programa “Crescendo na Fé“ às terças-feiras.

O programa traz histórias narradas e concluídas com uma reflexão sobre a presença de Deus em nossas vidas e vai ao ar diariamente às 6h, 16h e 2h da manhã. As histórias estão disponíveis no site da Paróquia e em breve estarão também no site da Evangelizar. 

 

Ação Social do Paraná oferece oportunidades de trabalho

Caminhar com a comunidade, promover a vida!

A Ação Social do Paraná administra os Restaurantes Populares de Curitiba (Praça Rui Barbosa, Fazendinha, Sítio Cercado e Pinheirinho) e o Asilo São Vicente de Paulo, bairro Cabral. Nessas unidades temos oportunidades de trabalho para homens e mulheres, sem a exigência de experiência, e também há contrato para pessoas com deficiência.

 

Restaurantes Populares de Curitiba

- Auxiliar de Serviços Gerais para trabalhar em cozinha industrial.

*** As entrevistas acontecem na Ação Social do Paraná, todas as segundas e terças-feiras, das 9h às 11h. Uma indicação é que os candidatos levem a Carteira de Trabalho e Currículo. Endereço: Rua Baltazar Carrasco dos Reis, nº 1787, bairro Rebouças- Curitiba.

Asilo São Vicente de Paulo

- Auxiliar de Enfermagem (Feminino)

Escala 12×36. Obrigatório registro regular de Auxiliar no COREN-PR.

- Cuidadora de Idosos (Feminino)

Escala 12×36, das 07:00 as 19:00, desejável experiência anterior e/ou curso de cuidador de idosos.

- Auxiliar de Cozinha, Limpeza e Lavanderia (Feminino)

Escala 6X1 – 7h20min/diárias.

*** As entrevistas acontecem todas as segundas e terças-feiras, das 14h às 16h. Os candidatos devem levar a Carteira de Trabalho e Currículo.

Endereço do Asilo São Vicente de Paulo: Rua São Vicente, nº 100, bairro Cabral, Curitiba.

Outra opção é enviar o currículo para recrutamento@aspr.org.br. No site da Ação Social do Paraná também há um link para cadastrar o currículo, www.aspr.org.br.

Informações: (41) 3330-6200 / 3330-6234.

 

Vida Pastoral

Pastoral da Comunicação altera o dia do plantão semanal

Todas as quintas-feiras, o plantão da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba atenderá das 14 as 18h. Se você quiser falar sobre a Pastoral, e nos dizer como está a Pascom na sua Paróquia, sugerir temas, livros, cursos e afins, ligue-nos pelo telefone: 41 2105-6327 e converse com Diácono Osmar ou Kayser, ou ainda, envie sua sugestão para o e-mail: osmar.vieira@gmail.com.

Vida Paroquial 

Neste mês de agosto, a Paróquia Maria Mãe da Igreja, do Bairro Alto, está promovendo o 1º Congresso de Casais, que será realizado de 16 a 18 de agosto. A formação é aberta a toda comunidade, independentemente dos casais terem recebido ou não todos os sacramentos.

As inscrições estão abertas e o custo é de R$ 75,00 por casal, com todas as refeições inclusas. Ao final de cada dia, os casais voltam para casa. Clique aqui para saber mais sobre o 1° Congresso para Casais realizado pela Paróquia Maria Mãe da Igreja. A Paróquia fica na Rua Gastão Luiz Cruls, 2235 – Bairro Alto. Telefone: (41) 3367-2768 / Site: http://www.pmmi.com.br/.

 

Cursos e Eventos 

Ainda há vagas disponíveis para a Oficina de Comunicação, Expressão e Técnica Vocal

Curso é uma realização da Paróquia S. João Batista, no Tingui

A Oficina acontecerá no dia 17 de agosto, das 14h às 18h, no Centro Pastoral João Paulo II. O Centro Pastoral localiza-se na R. Guilherme Ihlenfeldt, 1040, Tingui. Para inscrever-se, basta enviar um e-mail para oficinadecanto01@gmail.com incluindo nome completo, telefones de contato e respondendo à seguinte pergunta: “O que espero da Oficina de Comunicação, Expressão e Técnica Vocal”?

Os participantes devem vestir e calçar, respectivamente, roupas e calçados leves e confortáveis, levar uma tolha grande ou colchonete, e a letra impressa de uma canção com a qual se identifique. As inscrições podem ser feitas, no máximo, até sexta-feira (20). Participe e convide outras pessoas também! A entrada é 1kg de alimento não perecível. Mais informações com Aparecida Ramos: (41) 9630-2976.

 

Conferência Municipal do Meio Ambiente discute sobre resíduos sólidos

Evento será realizado no dia 17 de agosto

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é o tema da Conferência Municipal do Meio Ambiente de 2013, que acontecerá no dia 17 de agosto, a partir das 8 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui. Entre representantes da sociedade civil, empresarial e poder público, o encontro deve reunir cerca de 500 pessoas.

A Conferência é aberta à participação geral e as inscrições poderão ser feitas pela internet, de 12 a 15 de agosto, ou no dia do evento, no local. A programação da Conferência inclui palestra sobre o tema “Curitiba e os Resíduos Sólidos”, que será ministrada no período da manhã pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, e pela professora da UFPR, Cristina Borba Braga. Durante o encontro acontecerá a eleição dos delegados que irão representar Curitiba na 4ª Conferência Estadual, dias 5 e 6 de setembro em Foz do Iguaçu.

O encontro terá discussões com foco em quatro temas: produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. Os temas serão aprofundados na conferência estadual  e na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília, de 24 a 27 de outubro.

Inscrições:

Inscrições online podem ser feitas de 12 a 15 de agosto, pelo site www.imap.curitiba.pr.gov.br ou no local, no dia 17, das 8 às 10 horas.