Notícias da Igreja da Curitiba

Arquidiocese de Curitiba se prepara para celebrar a Semana Nacional do Migrante, com início neste domingo, 17 junho

    De 17 a 24 de junho, a Igreja Católica Nacional celebra a Semana do Migrante, com o tema: “Conquistar direitos e defender a vida”. Mais uma vez, a Semana do Migrante retoma o tema da Campanha da Fraternidade 2012, sob o enfoque do fenômeno migratório. No centro dos debates, está a Saúde Pública. “O fenômeno migratório possui uma importância peculiar na perspectiva da saúde e precisa de pessoas generosas para abraçar os desafios que são muitos”, destaca o assessor eclesiástico da Pastoral na Arquidiocese de Curitiba (PR), Pe. Gustot Lucien. Desafios que, segundo ele, podem ser superados com a participação de novos agentes no trabalho da Pastoral em nível de igreja local.

Em Curitiba, a Pastoral atua desde a década de 1980 na área dos direitos humanos, com enfoque na migração. Foi criada na mesma época do surgimento do Serviço Nacional do Migrante (SNM), organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem por objetivo organizar e auxiliar grupos que vivem o drama da migração.

A Pastoral Arquidiocesana atua com os imigrantes, os migrantes internos – pessoas que circulam dentro do País em busca de pão, trabalho e dignidade -, migrantes em trânsito – pessoas que vivem no País, mas em busca de outro local para morar -, com os refugiados e com os deportados. São realizadas também atividades com a categoria dos migrantes urbanos, que aos milhões trocaram o campo pela cidade em nível de Regional Sul II da CNBB (Paraná).

Para celebrar a Semana do Migrante, a Pastoral arquidiocesana planeja uma intensa programação a partir deste sábado, 16, com palestras, atividades de integração e missas. Todos são convidados. Acompanhe:

ROTEIRO ARQUIDIOCESANO DAS ATIVIDADES

  • Dia 16/6 - Palestra sobre a realidade migratória (salão da Paróquia São José, em Santa Felicidade, às 17 horas / Fone - 41. 3372-1417).
  • Dia 17/6 - Abertura da Semana do Migrante com Missa (nas comunidades da Paróquia São Pedro, no Umbará / Fone – 41. 3348-1612).
  • De 18 a 22/6 - Atividades em algumas escolas de Santa Felicidade.
  • Dia 20/6 - Palestra sobre o Dia Mundial do Refugiado e Semana do Migrante: “O que é ser estrangeiro; o que é ser imigrante: geografia das migrações; situações jurídicas e o Novo Estatuto do Estrangeiro; Comitê para Migrantes e Refugiados no Paraná” (UFPR – Praça Santos Andrade, 50, Centro – Dep. de Direito, 3º andar, às 19h30 / Fone – 41. 3310-2690).
  • Dia 24/6 - Missa de encerramento da Semana do Migrante (Paróquia São José, em Santa Felicidade, às19 horas / Fone - 41. 3372-1417).

CURIOSIDADE

  • A Semana do Migrante é celebrada em junho, por ser um mês festivo no Brasil: das festas juninas e da manifestação da religiosidade e cultura popular.
  • A escolha do tema, celebrado em nível nacional e articulado pelo Serviço Nacional do Migrante (SNM), foi motivado pelo lema da Campanha da Fraternidade de 1980: “Para onde Vais?”, como uma interrogação aos migrantes.

Envie sua Mensagem